Academia Superação

Academia Superação

segunda-feira, 22 de março de 2010

Como retardar o envelhecimento com a prática da musculação

À medida que envelhecemos ficamos menos ativos, perdemos músculos e ganhamos peso em forma de gordura. Já que perder peso é o objetivo maior, aqui vai uma lembrança dos benefícios de levantar pesos. Começar um programa de musculação pode ser um grande passo na batalha contra a barriga protuberante!
Muitos de nós têm a vida ocupada, e podemos achar que não temos tempo para fazer musculação. Sugiro que precisamos achar tempo.
A prática consistente de musculação irá:
• Definir nossa musculatura e ajudar-nos a redefini-la
• Manter nossa pele esticada (já reparou como o emagrecimento e perda de peso sem haver tonificação resulta em perda de elasticidade)
• Ajudar-nos a manter nossa força funcional para atividades cotidianas e esportes
• Ajudar a aliviar os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos que dão suporte que envolvem nossas articulações.
• Aumentar a densidade óssea.
• Melhorar a postura.
• Prevenir dores nas costas.
• Ajudar a elevar a taxa metabólica (então podemos comer um pouco mais e manter nosso peso mais facilmente)
• Melhorar nossa circulação. Sim, a musculação nos membros inferiores do nosso corpo ajuda o sangue a retornar ao coração (músculos da perna fortes contraem durante o movimento ajudando a empurrar o fluxo sangüíneo e volta para o coração)
• Estudos também sugerem que a musculação é útil para diminuir a pressão sangüínea.
Estes são apenas alguns dos benefícios importantes do trabalho de musculação consistente.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A importância do Exercício Aeróbico como requisito para o pré-operatório no procedimento da lipoaspiração

Muitos perguntam por que a maioria dos Cirurgiões indica a perda de peso como critério para o procedimento da lipoaspiração. Essa é uma dúvida constante, já que você vai lá exatamente para eliminar esse peso e as gordurinhas indesejadas.

Esse é o pensamento, entretanto o procedimento é mais seguro e bem sucedido em pacientes com % de gordura mais baixo. Pessoas com o percentual de gordura elevado estão sujeitas á complicações durante e após o procedimento.

Hoje o sobrepeso, vinculado ao sedentarismo é um dos maiores vilões no que diz respeito à saúde. Pessoas com sobrepeso ou obesas estão sujeitas á várias doenças, entre elas as cardiovasculares.

Sobrepeso, por que isso ocorre?

Quando um indivíduo consome mais energia (alimento) do que gasta, esta energia adicional é armazenada sob a forma de gordura. Um ganho de 3.500 Kcal de energia acarreta o armazenamento de 454 gramas de gordura. A maior parte dessa gordura é armazenada sob forma de triglicerídeos nos adipócitos (células adiposas).

A gordura da dieta, especialmente o colesterol e os triglicerídeos, tem um papel importante nas doenças cardiovasculares.

Embora muitos componentes químicos (como os triglicerídeos, os fosfolipídeos e o colesterol) sejam classificados como gorduras, somente os triglicerídeos são fontes importantes de energia.

O sobrepeso é o peso corporal que excede o peso padrão para uma certa altura e constituição física. A obesidade refere-se ao excesso de gordura corporal, significando mais de 25% de gordura corporal para homens e mais de 35% para as mulheres.

Como resolver?

A lipólise ( queima de gordura ) é um processo lento e o aumento do metabolismo das gorduras ocorre após vários minutos de exercício.

Com o treinamento aeróbio, você se torna muito mais eficiente na utilização da gordura como fonte de energia para o exercício.

Portanto, o exercício mais indicado para queimar essa gordura indesejada é o exercício aeróbico de longa duração e baixa intensidade.

Entretanto, existem vários exercícios aeróbicos recreacionais que você pode lançar mão para alcançar o seu objetivo, como por exemplo, caminhadas, corridas, andar de bicicletas, nadar etc .. Claro, você pode também optar por atividades indoor em academias como, spinning, correr na esteira, aerojump, tae-bo etc. Não podemos nos esquecer da alimentação, é importante entrar em um programa de reeducação alimentar para não consumir mais alimentos do que gasta. Lembre-se a energia adicional é armazenada sob a forma de gordura.

Não se esqueça, exercício físico e dieta apenas com orientação profissional!

Abraços,

Fabiano Aguiar

Diretor e Coordenador da Academia Superação

CREF.: 025752-G/RJ

Destaques