Academia Superação

Academia Superação

sábado, 29 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco faz alerta às mulheres

Elas se tornaram um dos alvos prediletos da publicidade do tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco de 2010 será celebrado nesta segunda-feira 31 de maio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema “Gênero e tabaco com ênfase no marketing para mulheres”, com o objetivo de alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) desenvolveu peças promocionais para uma campanha com o slogan “Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!”. As peças trazem a imagem de flores como um contraponto ao cigarro: as flores representam proteção ao meio ambiente, beleza e qualidade de vida, contrastando com o cigarro, sinônimo de desmatamento, envelhecimento precoce e problemas de saúde.

O INCA estima que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos e por 10% das mortes por doença coronariana nas mulheres com mais de 65 anos de idade. Uma vez abandonado o cigarro, o risco da doença cardíaca começa a decair – após um ano, reduz-se à metade e, após dez anos, atinge o mesmo nível de quem nunca fumou.

Entre as mulheres que convivem com fumantes, principalmente seus maridos, há um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão em relação àquelas cujos maridos não fumam. Além disso, o risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite em mulheres jovens que usam anticoncepcionais orais e fumam chega a ser dez vezes maior que o das que não fumam e usam esse método contraceptivo.

As gestantes também devem ficar alertas. Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia ocorrem mais frequentemente quando a mulher grávida fuma. Tais problemas se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno.

Os riscos para a gravidez, o parto e a criança não decorrem somente do hábito de fumar da gestante. Quando é obrigada a viver em ambiente poluído pela fumaça do cigarro, ela absorve as substâncias tóxicas, que, pelo sangue, passa para o feto. Quando a mãe fuma durante a amamentação, a nicotina passa pelo leite e é absorvida pela criança.

A mulher e o cigarro - Com a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, seu papel social também foi se alterando rapidamente. Ela passou a ter mais poder, tanto aquisitivo, quanto de decisão dentro da sociedade.

Em decorrência de todas essas mudanças, a mulher tornou-se um dos alvos prediletos da publicidade da indústria do tabaco, que passou a divulgar o cigarro como símbolo de emancipação e independência. Isso fez e continua fazendo com que o número de mulheres fumantes aumente cada vez mais. 

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cardápio para perder peso

Cortar calorias de maneira equilibrada é a garantia de emagrecimento saudável. Lembre sempre: não é preciso banir nenhum nutriente para perder os quilos extras. Um menu bem balanceado, que contemple carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais, ajuda a manter a saúde e a disposição para todas as atividades do dia a dia. 



Veja agora a sugestão de cardápio semanal elaborado pela equipe da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, que fica em São Paulo.
Café da manhã

1 ovo mexido
Além de oferecer proteína, ele está cheio de vitamina A, que ajuda na renovação da pele.
+1 torrada de pão de fôrma integral
Fonte de carboidrato e fibras. Mais pique e menos fome.
+1 copo de polpa de morango batida com leite desnatado
A receita junta proteína, cálcio e vitamina C e, assim, afasta a obesidade.

Lanche

1 copo de água de coco
A bebida ajuda a repor os minerais perdidos no suor.

Almoço

1 pires de salada de alface, manga, palmito, tomate seco e mostardaA preparação está repleta de fibras, que dão uma força ao intestino.
+1 bifinho acebolado
Ele fornece proteína e minerais, como o ferro.
+2 colheres de sopa de arroz
O arroz oferece boas doses de carboidrato e garante mais pique.
+1 colher de feijão preto
Seus grãos contêm fibras e proteína.
+2 colheres de sopa de couve refogada
A couve é fonte de betacaroteno, uma substância que protege as células.

Lanche

1 copo de iogurte
+2 colheres de sopa de granola
Proteína, cálcio, fibras e carboidrato na medida certa para conter a fome.

Jantar

1 pires de alface-americana com lascas de maçã, cenoura e molho de mostarda
Uma salada de baixas calorias, mas rica em nutrientes.
+2 colheres de atum em lata light refogado com cenoura, ervilha e milho
A receita é fonte de proteína e ômega-3, uma gordura boa para o cérebro.
+2 unidades de torrada integral
Carboidrato na dose certa para o jantar.

Ceia
1 copo de suco light

A bebida ajuda a hidratar antes do sono.

COMIDA PARA UM DIA PERFEITO

Coma o alimento certo na hora certa. Seu corpo e sua mente vão tirar de letra a estressante rotina diária
Por: THAIS SZEGÖ E CAROLYN KYLSTRA

O seu dia hoje vai ser bom ou ruim? O que você coloca na boca tem muita influência sobre a resposta. A comida pode proporcionar uma energia extra, garantindo performance máxima. Mas ela também pode sabotá-lo, permitindo que o estresse se instale sem resistência. Então, pense bem: você está se alimentando para o sucesso ou para o fracasso? Para ajudá-lo nessa avaliação, vamos dar uma olhada nas suas obrigações e sugerir alimentos que vão levar você ao topo!

6h43 - Você acabou de pular da cama, precisa chegar ao escritório às 7h30. Dia de trabalho pesado à vista. 

Boas Opções
PRESUNTO E OVOS

BENEFÍCIO 1 - Você vai ficar satisfeito e cheio de energia A proteína vai mantê-lo saciado durante toda a manhã. Estudo da Universidade de Illinois, nos EUA, revelou que pessoas que comem mais proteína e menos carboidrato acham mais fácil manter a linha. Isso porque a proteína satisfaz e ainda aumenta a queima de calorias.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alongamento X Flexibilidade



Os exercícios  de flexibilidade e de alongamento são uma parte importantíssima do treino físico diário. devemos fazer este trabalho obrigatoriamente para melhorar o nosso desempenho motor.Ao alongar-se prevenimos possíveis lesões e melhoramos o desenvolvimento muscular.

Exercícios de flexibilidade é uma coisa, alongamentos é outra !

Resumidamente:

Flexibilidade - forma de trabalhar que visa obter um aumento da amplitude de um determinado movimento. Esse trabalho é muito utilizado em praticantes de ginástica olímpica, rítmica, artística e praticantes de artes marciais.

Alongamento - forma de trabalho que visa manter os níveis de flexibilidade e facilita o relaxamento muscular evitando lesões. O alongamento é essencial para praticantes de qualquer atividade física, principalmente no término da atividade. Pode ser feito também no dia-a-dia em casa ou em qualquer outro lugar.


Dicas sobre alongamentos:

A posição deve ser mantida por cerca de 20 segundos ( tempo considerado mínimo para que o alongamento seja considerado realmente efetivo ) e sem balanços, feitos de maneira lenta e rítmica.
Os alongamentos devem ser realizados sobretudo no final de um treino e englobar exercícios para todos os grupos musculares solicitados anteriormente.
Alongue-se até sentir uma sensação de tensão.


Click na imagem para ampliar.












Bom treino!

Prof. Fabiano Aguiar

Destaques