Academia Superação

Academia Superação

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alongamento X Flexibilidade



Os exercícios  de flexibilidade e de alongamento são uma parte importantíssima do treino físico diário. devemos fazer este trabalho obrigatoriamente para melhorar o nosso desempenho motor.Ao alongar-se prevenimos possíveis lesões e melhoramos o desenvolvimento muscular.

Exercícios de flexibilidade é uma coisa, alongamentos é outra !

Resumidamente:

Flexibilidade - forma de trabalhar que visa obter um aumento da amplitude de um determinado movimento. Esse trabalho é muito utilizado em praticantes de ginástica olímpica, rítmica, artística e praticantes de artes marciais.

Alongamento - forma de trabalho que visa manter os níveis de flexibilidade e facilita o relaxamento muscular evitando lesões. O alongamento é essencial para praticantes de qualquer atividade física, principalmente no término da atividade. Pode ser feito também no dia-a-dia em casa ou em qualquer outro lugar.


Dicas sobre alongamentos:

A posição deve ser mantida por cerca de 20 segundos ( tempo considerado mínimo para que o alongamento seja considerado realmente efetivo ) e sem balanços, feitos de maneira lenta e rítmica.
Os alongamentos devem ser realizados sobretudo no final de um treino e englobar exercícios para todos os grupos musculares solicitados anteriormente.
Alongue-se até sentir uma sensação de tensão.


Click na imagem para ampliar.












Bom treino!

Prof. Fabiano Aguiar

3 comentários:

  1. Adorei a Tabela de alongamentos...
    Obrigada pelas dicas!
    Abraços

    Ubatã-BA

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom! Conselhos simples directos mas fundamentais! É bom que as pessoas (de todas as idades) os saibam compreender e praticar!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. tenho 30 anos e pouquíssima flexibilidade.
    eu consigo passar a ter flexibilidade fazendo exercícios corretamente?
    email: ellainevellasco@live.com

    ResponderExcluir

Destaques